Merchandising, potencializando o sucesso da sua loja
15/07/2024
Ir ao supermercado e acabar comprando mais do que deveria é um hábito comum entre os brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 33% das compras por impulso realizadas pelos brasileiros acontecem em supermercados.
Quando falamos de compra por impulso, estamos falando de produtos que não fazem parte da lista de compras do cliente até o momento de chegar à loja. As compras não planejadas são motivadas pela necessidade de levar vantagens em suas escolhas ou pelo desejo de consumo despertado do momento em que o cliente avistou o produto. Os produtos de impulso costumam ter margens mais altas e com isso contribuem para melhores resultados financeiros da loja.
Compras de destino envolvem os produtos que o cliente sabe que serão encontrados na loja e que motivaram a sua ida ao estabelecimento, ou seja, fazem parte da sua lista de compras. Normalmente são produtos de margens mais achatadas por contemplam muitos produtos da cesta básica alimentar (arroz, feijão, óleo, etc).
Se as compras por impulso e por destino são exatamente contrárias uma à outra, como podem ser ligadas??? Simples: um bom trabalho com categorias/produtos de destino pode garantir boas vendas dos produtos de impulso!
O fundamental para essa relação dar certo é posicionar os produtos de destino ao fundo da loja e entender o caminho que o cliente faz para chegar a esses produtos. Por exemplo: padaria, açougue e categorias de produtos básicos devem ser estrategicamente posicionados mais afastadas possível da entrada da loja e o supermercadista deve aproveitar o percurso realizado pelos seus clientes até os produtos de destino para apresentar os produtos indulgentes, novidades e promoções vigentes. Além disso, uma exposição de cross merchandising tambem gera ótimos resultados! Confira em nossa página nosso post com dicas de cross merchansing.
A Univale tem em seu portfolio tanto produtos de destino quanto de impulso. Confira alguns exemplos e repense como melhor posicioná-los em sua loja!
Categorias de destino: pão, nissin, passata, absorvente e escova de dente.
Categorias de impulso: pilha, chocolate TRENTO, haribo, chocobiscuit, cobertura de sorvete.
Enquanto a compra por impulso é caracterizada por decisões rápidas e emocionais, a compra por destino envolve um processo de planejamento e racionalidade. Nesse tipo de compra, o consumidor tem uma necessidade específica a ser atendida e realiza uma pesquisa detalhada antes de efetuar a aquisição.
As principais diferenças entre a compra por impulso e a compra por destino são:
Compreender essas diferenças é essencial para que as empresas possam desenvolver estratégias de marketing e atendimento adequadas para cada tipo de compra.
Embora a compra por destino envolva um processo de decisão mais racional, as empresas podem adotar estratégias para influenciar o consumidor nesse tipo de compra. Algumas abordagens eficazes incluem:
Essas estratégias visam fornecer ao consumidor as informações e o suporte necessários para que ele se sinta seguro e confiante em sua decisão de compra.
Compra por Impulso | Compra por Destino |
---|---|
Espontânea e emocional | Planejada e racional |
Foco no prazer imediato | Foco na necessidade específica |
Menor preocupação com custo | Maior preocupação com custo e benefício |
Maior suscetibilidade a estímulos | Menor suscetibilidade a estímulos |
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